domingo, 15 de novembro de 2009

Palestra: "como nos constituímos sujeitos de aprendizagem na Educação a Distância

0 Comments

Constam aqui minhas anotações da palestra de Suely Scherer, realizada na sexta-feira dia 13 de novembro em Santa Maria.

Para iniciar, ela propôs algumas perguntas que dizem respeito ao assunto em pauta: EAD.


Perguntas para a reflexão sobre as modalidades de ensino presencial e a distância:

  • Será que uma modalidade anula a outra?
  • O que caracteriza cada uma e como se complementam?
  • O que é preservado e o que muda de uma pra outra?
  • Como me percebo sujeito de aprendizagem em ambientes EAD?
  • Como seremos professores presenciais se nos formamos na EAD?

Tudo depende da avaliação que fazemos de nós mesmos e de outros. Precisamos analisar bem aquilo que iremos preservar de uma modalidade para a outra. Mas temos de considerar as mudanças, pois baseado no pensamento de Maturana, se tudo é conservado, não há mudança. Deve ser conservada a essência do que tudo que seja ensino e aprendizagem.


Algumas curiosidades...

0 Comments

Eis aqui alguns pontos comentados no encontro que considero relevantes sobre a EAD:

  • Atualmente há cerca de 800 alunos no curso presencial e cerca de 800 alunos do curso a distância de pedagogia da UFSM.
  • Ser aluno EAD nos possibilita uma apreensão do conhecimento de formas ímpares. Utilizamos de autodidatismo e da última tecnologia, tudo sem precisar de um professor a nossa frente.
  • A própria tecnologia ligada ao nosso estudo nos fornece uma excelente qualificação.
  • Estudos mostram que cursos universitários depois do 3º ano ficam ultrapassados e precisam de atualização. Por estudarmos como aliados a tecnologia, vamos fazendo essas atualizações continuamente e nunca absorvemos informações ou usamos de métodos ultrapassados.
  • No Brasil há atualmente uns 5.200 alunos EAD.

I Encontro Acadêmico do Curso de Pedagogia EAD/UFSM

0 Comments


Este fim de semana, especialmente os dias 13 e 14 de Novembro, sexta-feira e sábado, participei do I Encontro acadêmico do Curso de Pedagogia EAD da UFSM. Foi muito gratificante o encontro com meus colegas, tutores e professores do curso. O programa iniciou com um breve discurso das coordenadoras e da diretora do centro de educação. Após a apresentação de um grupo musical composto por crianças, iniciou-se um dos pontos altos do programa, o discurso "Como nos constituímos sujeitos de aprendizagem na Educação a Distância" realizado pela Profª. e Drª. Suely Scherer da UNERJ/SC. O dia foi finalizado com um jantar de confraternização no CTG Sentinela da Querência.

No sábado pela manhã aconteceram várias disciplinas com temas interessantes voltados para a educação. Assuntos sobre inclusão, "brinquedação", matemática, jogo teatral, leitura, escrita, música e libras foram abordados nessas oficinas. Depois do almoço, tivemos uma troca de experiências e o que me pareceu um debate sobre os direitos do aluno EAD. No final, recebemos nossos certificados e concluímos com um coffee break. Foi uma fim de semana agitado, mas compensador.